Onde tudo começou
O termo Quilombo tem a sua origem etimológica na língua Kimbundu, variante do Bantu, falada especialmente por povos localizados na atual Angola. Dentre muitos significados que essa palavra adquiriu ao longo da história, ela passa a ser significativa, sobretudo, a partir do período colonial cuja estrutura social estava assentada na escravização e racialização de seres humanos, pois comumente é definida como local de descanso, local para acampamento ou mesmo refúgio.
A família linguística Guarani, marcada por diferentes variantes, tem a sua origem no tronco Tupi. Além de designar povo e língua, um dos possíveis significados da palavra remete à ideia de guerreiro ou de combate. Portanto, nega a concepção idealizada de passividade dos povos indígenas frente ao processo de aculturação forçada e invasão de seus territórios a partir da colonização europeia.
O Instituto Espaço Educacional e Cultural Quilombo Guarani pretende resgatar essas raízes. Logo, podemos defini-lo como um movimento periférico de resistência baseado em uma educação progressista e inclusiva cujos valores e princípios estão assentados em nossa ancestralidade afro-indígena. Igualmente, é marcada pela ideia de lugar, como um espaço de acolhimento, cooperação e identidade.
O Espaço Educacional, Cultural e Esportivo Quilombo Guarani é um espaço que trata de Educação. Educação em seu sentido mais abrangente, de modo que transforme as vidas de cada ser humano que passe por esse espaço de maneira positiva. A ideia que permeia as atividades desenvolvidas são sempre idealizadas tendo como objetivo central tal transformação humana. Nossos estudantes são preparados e incentivados ao protagonismo pessoal, visando a melhoria do coletivo.
Para isso, além de oferecermos uma preparação aos principais vestibulares de nível médio do país e, ao vestibulinho ETEC, proporcionamos momentos de convivência e debates sobre situações do cotidiano que irão prepará-los para a vida adulta nas universidades brasileiras, bem como a sua formação cidadã para um país e ambiente democrático e cada vez mais justo.
Nesse sentido, o QG (abreviação carinhosa para Quilombo Guarani) é um ambiente que prepara jovens periféricos para uma vida protagonista e emancipadora. A nossa instituição prepara para além das provas: prepara para a vida cidadã e democrática. Pois acreditamos que o ser humano deve ter, além de conhecimentos técnicos e tradicionais, uma formação humanista, solidária, sem preconceitos, protagonista e que sempre olhe às origens de forma a respeitar a ancestralidade visando o melhor do futuro coletivo.